MOLÉSTIA DIVERTICULAR DOS CÓLONS

  • Início
  • Doenças
  • Moléstia Diverticular dos Cólons

Também conhecida como divertículo ou Diverticulite, é uma alteração anatômica que acontece na parede do intestino grosso, de extensão variável (só no sigmóide, em todo o colon, só no colon esquerdo, etc.) e em quantidade varíavel (desde raros divertículos até muitos por todo o colon). Estas alterações podem ser comparadas com um pneu de carro com câmara. Se fizermos um buraco no pneu, a câmara se exterioriza por este buraco, formando uma pequena bexiga. No colon, pequenos orifícios na sua parede muscular permitem a saída da mucosa (revestimento interno), formando estas pequenas ¨bexigas¨.


A Moléstia Diverticular pode apresentar 2 complicações principais: o sangramento e a inflamação aguda.

Sangramento – menos comuns que a inflamação, costumam ser auto-limitados. Por vezes, pode ser abundante, levando o paciente ao choque e cirurgia de urgência com ressecção intestinal.

Inflamação – a inflamação aguda do divertículo é mais comum que o sangramento e é chamada de Diverticulite. Geralmente se manifesta no lado esquerdo do abdomen, parecendo uma apendicite do lado esquerdo.

Diagnóstico

O diagnóstico de Moléstia Diverticular dos Colos pode ser feito por Colonoscopia, Raio-X contrastado de intestino grosso (Enema Opaco) ou por uma Tomografia de abdomen.

No caso de hemorragia ou investigação eletiva (sem urgência), a colonoscopia é o melhor exame. Já nos casos de inflamação (diverticulite), a Tomografia é o exame de escolha, sendo contra-indicada a Colonoscopia na fase aguda da inflamação.

Tratamento

Tratamento Clínico
O tratamento clínico visa melhorar o hábito intestinal e evitar a ingestão de alimentos cujo caroço é deglutido inteiro (como maracujá, uvas, etc.). Não há tratamento para regressão dos divertículos já formados.
Tratamento Cirúrgico
O tratamento cirúrgico visa ressecar o segmento de intestino grosso que apresentou o quadro de inflamação, porém deve ser realizado apenas em alguns casos de diverticulite, e no momento mais apropriado. Nos casos de hemorragia, se o local do sangramento não foi identificado, deve-se ressecar todo o intestino grosso.

Agende uma data para realizar uma consulta.
Entre em contato conosco.

Todos os direitos reservados